Informações gerais

  • Apresentação

    O Projeto Encontro Intercontinental Sobre a NaturezaOé fruto da união de pensamentos e desejos dos participantes do Movimento Amigo das Águas em contribuir para um mundo adequado para receber os filhos da Terra, onde eles possam nascer, crescer e viver em um ambiente saudável, sem o terrorismo da destruição planetária causada pelo uso abusivo dos recursos naturais.

    A primeira edição do Oocorreu de 9 a 15 de novembro de 2003, na cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil, sede brasileira permanente do mesmo. A segunda, de 2 a 8 de novembro de 2005, a terceira de 2 a 8 de dezembro de 2007, a quarta de 9 a 15 de novembro de 2009,  a quinta de 21 a 27 de novembro de 2011, a sexta de 11 a 17 de novembro de 2013, a sétima de 21 a 25 de novembro de 2015 e a oitava de 6 a 8 de novembro de 2017 e a nona ocorrerá de 18 a 20 de novembro de 2019 e seqüencialmente nos anos ímpares, tendo como objetivo geral discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental, globalizado como célula única, viva e que depende da conectividade de seus elementos no tempo e no espaço, para não quebrar a cadeia do ciclo da vida, contribuindo para a proteção dos seres vivos na Terra, a partir de oração, devoção e ação daqueles que tem compromisso social e ambiental, para fazer o MUNDO RESPIRAR MELHOR.

     De 7 a 11 de setembro de 2006 o Ofoi realizado na Cidade de Moura – Alentejo – Portugal, conjuntamente com a Feira de Setembro (cultura, artesanato, culinária etc).

    Seja um de nós, contribua com o Movimento Amigo das Águas, especialmente no O mostrando como exemplo os resultados práticos de suas ações realizadas individualmente, através de equipes, ou em projetos governamentais, privados e de ONGs, para que sejam multiplicados ou adaptados levando seus benefícios para outras regiões.

    O formato do O2,  com uma visão sistêmica das ações sócioambientais permite, em seus diversos temas: Rodada de Negócios Sustentáveis, Conferência, Mesa Redonda, Apresentação de Projetos Inovadores e Soluções Exitosas, Oficinas de Educação Ambiental, Tribuna Livre da Natureza, Fórum de Líderes, Eco Arte Cultura, Livraria Ecológica, Ecoturismo e Esporte Natureza, onde técnicos de áreas multidisciplinares possam apresentar através de seus trabalhos específicos as diversas formas de interdependência existentes entre os reinos animal, vegetal e mineral, bem como as relações intercontinentais dos fenômenos da natureza.

  • JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA

    A natureza é uma responsabilidade do povo. Cada cidadão, governante, empresa, nação ou organização intercontinental deve ter a consciência de que cuidar bem da natureza é ter responsabilidade social e ambiental com as gerações atuais e futuras.

    No geral, os congressos técnicos discutem temas específicos inerentes a cada classe e, na maioria das vezes, os dados e as informações circulam num espaço restrito. Consciente da necessidade de um espaço maior onde se possa discutir, planejar e viver o ambiente natural, o Instituto Hidroambiental  Águas do Brasil – IHAB realiza nos anos impares em Fortaleza, Ceará – Brasil o Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2, buscando congregar governantes, empresas públicas e privadas, ONGs, técnicos, cientistas e a comunidade leiga que labuta com meio ambiente no cotidiano, esforçando-se para preservá-la ou recuperá-la, seja para a coexistência diária, seja para as gerações vindouras.

    Desta forma, discutir-se-ão diferentes temas como terra, água, floresta (flora e fauna) e ar, procurando mostrar que no centro de tudo e de todos existe um espécime capaz de modificar a natureza, seja  para usufruir, degradar, preservar e/ou utilizá-la racionalmente:  O HOMEM. Nessa dimensão cuidados especiais deveremos ter para com o hábitat de VIDA: o Meio Ambiente.

    A Declaração Universal dos Direitos da Água (Historie de L’eau, Georges Ifrah,  Paris 1992) ressalta em seu artigo 5o: “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”. Isto reflete-se não somente nos recursos hídricos, vitais para a sobrevivência da espécie humana, mas em todos os níveis onde existe vida, resumindo-se pela palavra NATUREZA.

    Assim, qualquer que seja o evento que conclame discussões sobre o meio ambiente e suas modificações, atuais e futuras, deve ser apoiado nos níveis públicos ou privados, porque certamente estará se discutindo a continuidade da vida na Terra e sua convivência equilibrada com a mãe Natureza que, ao longo dos últimos anos, o filho homem tem esquecido de cultivá-la.

    O Encontro Intercontinental Sobre a NaturezaO2 abre espaço a nível global para discussões e reflexões sobre questões ambientais e para o exercício direto com a Natureza. Ousa, com um programa integrado, propor que  se  discuta e se pratique, unindo o criar com o fazer e proteger, oferecendo a todos a oportunidade histórica de participar de um encontro totalmente dedicado à VIDA.

  • OBJETIVOS

    GERAL 

    Dialogar sobre as questões do desenvolvimento sustentável em nível intercontinental, ressaltando as atuais condições, os estudos realizados e as ações a serem implementadas para o manejo geoecológico da natureza, além de mobilizar a população em geral para conscientizar e proteger a água, o meio ambiente, o turismo ecológico, a eco arte cultura e a convivência harmoniosa dos seres vivos em seu habitat. 

    ESPECÍFICOS

    Dialogar e propor soluções para os problemas ambientais locais, regionais e intercontinentais; 

    Divulgar estudos e proposições para a obtenção da proteção da água e do meio  ambiente;

    Mobilizar pessoas para a necessidade de implementação de ações para o conhecimento e o uso racional dos elementos da natureza;

    Criar a consciência sobre a proteção ambiental;

    Gerar um compromisso através de uma “Carta Ambiental” de intenções e divulgar em nível geral a cada dois anos;

    SER VIGILANTE PERMANENTE DA NATUREZA.

  • PUBLICO ALVO

    Estudantes 

    Cientistas 

    Gestores públicos

    Lideranças do Terceiro Setor

    Ambientalistas

    Empresários 

    Lideranças Políticas

    Jornalistas 

    Naturalistas

  • PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS - Normas e Prazos

    Trata sobre apresentações de experiências de pessoas físicas ou jurídicas (governamentais, privadas e não governamentais) que estão contribuindo para a qualidade de vida, positivamente trazendo benefícios ao meio ambiente, constituindo-se em exemplos de soluções exitosas a serem seguidas de melhores práticas em gestão ambiental, inovação tecnológica, produção limpa e uso racional de recursos naturais.


    FORMA DE APRESENTAÇÃO

    I - PAINÉIS  - Para facilitar maior contato pessoal entre o autor e  interessado.

    Exposições em mini-estandes de 6 m(3x2) com equipamento necessário para apresentação

    (TV e Computador)

    FORMATO

    Período: 3 dias (18 a 20/11/19)  -  segunda a quarta-feira

    Duração: 6 horas/sessão

    Horário: 14 às 20h


    II – MINI ESTANDES   

    PISO:  natural

    PAREDES em painel TS formicalizado na cor branca. Com estrutura em perfis de alumínio anodizado medindo 2,20 x 1,00. 

    TETO vazado.

    FRENTE em travessa de alumínio com testeira de 0,98 x 0,27 com o tema e nome do apresentador aplicado em adesivo de recorte preto em letras helvéticas.

    ELETRICA uma tomada monofásicas simples na corrente de 2,20v, quadro spots de alumínio articuláveis equipados com lâmpadas de 10w. Rede elétrica em fio paralelo 2,55mm e um disjuntor automático para cada 40m.


    III -TEMAS GERAIS 

    Água

    Segurança Alimentar

    Sistema de Georreferenciamento Aplicado - SIG à Análise Ambiental

    Biodiversidade

    Biotecnologia / Produção Limpa 

    Cidades Sustentáveis

    Educação Ambiental / Ecoalfabetização 

    Energia Renovável  

    Geodiversidade e Riscos

    Gerenciamento Costeiro

    Relação Sociedade e Natureza

    Recuperação de Áreas Degradadas 

    Economia Circular 

    Uso e Ocupação dos Territórios

    Turismo Sustentável 

    Outros


    IV - ENVIO DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS  – NORMAS/PRAZO

    Está disponibilizado no site www.ihab.org.br um sistema que permitirá a submissão e o acompanhamento dos projetos.

    Não é necessário fazer um cadastro para projetos e outro para inscrições no O2. Usar o mesmo.

    Não serão aceitos projetos enviados via correio. Utilize somente o formulário eletrônico.

    Os projetos deverão ser cadastrados no sistema até o dia 25 de outubro de 2019.

    É obrigatória a indicação do tema geral e a forma de apresentação em PAINEL.  

    Cada autor poderá enviar somente um projeto para análise do Comitê Técnico-Científico.

    Os projetos que estiverem fora das normas, ou chegarem após a data limite, não serão analisados pelo Comitê Técnico-Científico, sendo automaticamente recusados.

    Os autores serão comunicados sobre a aceitação do projeto até o dia 30 de outubro de 2019.

    O autor que tiver projeto aprovado para o O2019 deverá, obrigatoriamente, estar inscrito até 3 de novembro de 2019, caso contrário será considerado como desistente e o projeto será desconsiderado.


    SOBRE RESUMO DO PROJETO

    Inscrição aberta para submissão. A análise e seleção realizada pelo resumo - objetivo e conteúdo, terá início logo após a submissão no sistema e informado ao autor / empreendedor na maior brevidade possível.

    Deverá ser preenchido com os campos abaixo:

    • e-mail e whatsApp para resposta
    • autor(es) até 5 e apresentador    
    • título e resumo com, no máximo, 3000 caracteres (letras)  
    • tema geral


    Forma de apresentação – PAINEL

    2 a 5 palavras-chave


    SOBRE PROJETO COMPLETO

    A análise e seleção serão analisadas logo após a submissão no sistema e informado ao autor / empreendedor na maior brevidade possível.

    Inscrição aberta para submissão, o autor deverá enviar o projeto com as seguintes especificações:

    Formato: Artigo Científico

    Fonte: Arial 12 (Pode conter gráficos, tabelas e fotos)

    Espaçamento: 1,5

    Parágrafo: 1cm (5 caracteres)

    Página: tamanho A4 (210 x 297 mm)

    Margens: superior 2 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm

    Arquivo: PDF

    Os Trabalhos apresentados serão disponibilizados no site do IHAB  

    VAGAS LIMITADAS

  • RODADA DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

    Com uma visão sistêmica de um mundo integrado o Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2, incorpora a seu formato, espaço dedicado exclusivamente aos negócios sustentáveis.  Será um dos mais  importantes encontros de negócios do setor, a  Rodada de Negócios Sustentáveis do IHAB.   

    Gestão ambiental, gerenciamento de resíduos, tecnologias limpas e responsabilidade social, são expressões incorporadas ao dia a dia do mundo empresarial. Cresce profusamente empresas e instituições que experimentam os benefícios resultantes das práticas aliadas a sustentabilidade para atingir metas e realizar suas atividades, com menos desperdício e melhor performance.  

    Contará com a presença de representantes de indústrias, comércios, associações, cooperativas, consultorias e câmaras de comércio interessados em comprar e vender produtos, serviços e tecnologias   comprometidos com os princípios do desenvolvimento sustentável.


    FORMA DA RODADA   - Será desenvolvida em duas etapas:

     - 1º. Etapa: sessão de apresentação de projetos inovadores e soluções exitosas para os participantes do encontro, onde ocorrerá o primeiro contato pessoal entre o autor e o interessado que se manifestará junto à organização com quais autores deseja negociar.

    - 2º. Etapa: rodada de negócios - os apresentadores de projetos inovadores e soluções exitosas, participantes da sessão de apresentação, com projetos previamente selecionados, participarão de reuniões especificas com os interessados.


    FORMATO

    Período: 3 dias (18 a 20/11/19) - segunda a quarta-feira

    Duração: 30 minutos / sessão / rodada

    Horário: 14 às 20h

    Terão preferência os inscritos no sistema.

    Inscrições até 31 de outubro de 2019 – www.ihab.org.br/o2019

  • TRIBUNA LIVRE DA NATUREZA

    Espaço aberto para informes e divulgação de congressos, cursos, seminários em geral, denúncias, sugestões etc. Disponível para organizações públicas, privadas, individual e especialmente ONGs, que deverá ser ocupado por representantes legais, bastando para tanto solicitar o espaço à organização do O2 com a inscrição no site www.ihab.org.br e a  indicação do tema, do apresentador e da instituição.


    FORMA DE APRESENTAÇÃO 

    Informes, individual ou coletivo, em estandes de 21m(7x3) com equipamento necessário para apresentação (TV e Computador) 


    FORMATO

    Período: 3 dias (18 a 20/11/19)  -  segunda a quarta-feira

    Duração: 10 minutos /sessão

    Horário: 14 às 20h

    Terão preferência os inscritos no sistema  / Inscrições até 31 de outubro de 2019 – www.ihab.org.br/o2019 

  • COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO E TECNICO CIENTIFICO TEMÁTICO

    ITEM

    TEMA

    COORDENADOR

    INSTITUIÇÃO 

    1

    Coordenação Executiva O2

    Clodionor Carvalho de Araújo

    Instituto Hidroambiental Águas do Brasil - IHAB

    2

    Planejamento e Organização

    Carla Regina Silva

    Result Eventos

    3

    Neutralização de Carbono

    Ricardo Harduim

    Prima Mudanças Climáticas

    4

    Eco Arte Cultura

    Paulo Bernardo Benevides

    Propono Consultoria

    Carla Regina Silva

    Result Eventos

    5

    Cenários Futuros para a Segurança Hídrica  

    Alberto Palombo

    Rede Interamericana de Recursos Hídricos - RIRH

    Clodionor Carvalho de Araújo

    Instituto Hidroambiental Águas do Brasil - IHAB

    6

    Movimentos Ambientalistas

    Beatriz Azevedo

    Verdeluz

    7

    Ecoturismo e Esporte Natureza

    Pedro Carlos da Fonseca

    Fórum do Turismo do Ceará – FORTUR CE

    8

    Montagem

    Roslavo Brilhante

    Brilhante Eventos

    9
    Mídias Sociais 
    Adriana Araújo e Guido Ciarlini

    I *

    Água

    Itabaraci Nazareno Cavalcante

    UFC - Universidade Federal do Ceará

    Francisco de Assis Sousa Filho

    II

    Segurança Alimentar

    Adalberto Alencar

    Fundação Cultural Educ Pop em Defesa do Meio Ambiente - CEPEMA

    III

    Análise Ambiental / Sistema de Georreferenciamento Aplicado – SIG

    Guilherme Marques de Sousa

    CPRM – Serviço Geológico do Brasil

    IV

    Biodiversidade

    Jeovah Meireles

    Universidade Federal do Ceará  - UFC

    V

    Biotecnologia / Produção Limpa

    Adeildo Cabral

    IFCE

    VI

    Cidades Sustentáveis

    Marcio Rios

    GBFor

    VII

    Educação Ambiental / Ecoalfabetização

    Magda Helena de Araújo Maya

    Geoanalysis

    VIII

    Energia Renovável

    Expedito Parente

    Fortaleza 2040 e Ceará 2050

    IX

    Geodiversidade e Riscos

    Cássio Roberto da Silva

    CPRM – Serviço Geológico do Brasil

    X

    Gerenciamento Costeiro

    Luis Parente Maia

    Labomar

    XI

    Relação Sociedade e Natureza

    Nizomar Falcão Bezerra

    Ematerce - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará

    XII

    Recuperação de Áreas Degradadas

    Ronaldo Stefanuty

    UFC

    XIII

    Economia Circular

    Francisco Humberto de Carvalho Júnior 

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES

    Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque 
    FIEC - COTEMA  - SINDIVERDE 

    XIV

    Uso e Ocupação dos Territórios

    Cândido Bezerra

    Associação Profissional de Geógrafos  - APROGEO

    XV Turismo Sustentável  Pedro Carlos da Fonseca 

    Fórum do Turismo do Ceará – FORTUR CE

    XVI

    Outros

    A comissão 
    IHAB / o2 

    *- Temas gerais para Apresentação de Projetos Inovadores e Soluções Exitosas – I a XV

  • TÍTULOS E HOMENAGENS

    Art. 40 – Conforme determina o Artigo 5º item b-9 de seu estatuto, o IHAB pode criar símbolos e expressões educativas para conscientizar e educar a sociedade para o uso racional e preservação das águas e do meio ambiente, podendo, inclusive, homenagear personalidades e criar certificação para processos e produtos hídricos e ambientais.

    Parágrafo Único: Para homenagear personalidades fica regulamentado a criação da Comenda Amigo das Águas, Medalha Honra ao Mérito O2, Condecoração Embaixador O2 para a Natureza, como instrumentos do IHAB, os homenageados serão também contemplados individualmente com um certificado nos ambientes TERRA, ÁGUA, FLORESTA e AR, conforme a área de atuação do homenageado.

    SOLENIDADE DE ABERTURA – 18/11/2019 Segunda - feira


    • EMBAIXADOR O2  PARA A NATUREZA (1)
      Objetivo:
      Reconhecer o destaque obtido por uma pessoa física ou jurídica brasileira que tenha seus trabalhos em proteção da natureza, cruzado as fronteiras de nosso continente.


    Ambiente

    Agraciado

    Motivo

    • COMENDA AMIGO DAS ÁGUAS (Até 4) 
      Objetivo:
      Homenagear personalidades (técnicos, políticos, órgãos públicos, empresas privadas, ONGs e membros da sociedade) que tenham se destacado no âmbito da proteção dos recursos hídricos e ambientais, gerando produtos técnico-científicos, educando, gerenciando ou divulgando a importância da água e do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida.


    Ambiente

    Agraciado

    Motivo

    • MEDALHA HONRA AO MÉRITO O2   (Até 4) 
      Objetivo:
      Homenagear colaboradores, promotores e/ou patrocinadores que devido ao compromisso com a natureza desempenhados por essas pessoas / instituições está sendo possível a realização deste projeto.


    Ambiente

    Agraciado

    Motivo

Programação

*Sujeita a alterações.

  • DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2019 (SEGUNDA FEIRA)

    14h as 20h

    APRESENTAÇÕES DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS

    Mini estandes

    16h as 20h

    TRIBUNA LIVRE DA NATUREZA

    Palco Diversidade

    VISÃO FUTURISTA - INTERINSTITUCIONAL DA ÁGUA

    14h

    Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos Superficial e Subterrâneo para os Usos Múltiplos da Água

    Objetivo: Mostrar a importância da gestão compartilhada sob o foco da responsabilidade técnica para fins de usos compartilhados.

    Palestrante: João Lucio Farias de Oliveira

    InstituiçãoCompanhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH

    Auditório Mar

    15h

    Turismo Sustentável

    Objetivo: 

    Palestrante: Alexandre Pereira 

    Instituição: Secretário Municipal do Turismo de Fortaleza - SETFOR 

    Auditório Mar

    16h

    SOLENIDADE DE ABERTURA

    Auditório Mar

    CONFERÊNCIA MAGNA

    18h

    Inovação e Sustentabilidade no Uso e Ocupação das Terras

    Objetivo: Aspectos socioeconômicos produtivos com uso racional dos recursos naturais para o desenvolvimento e prosperidade local, regional e intercontinental.

    Conferencista: Eduardo Evaristo de Miranda - Chefe Geral - Embrapa Territorial - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Campinas/SP

    Presidente: Artur José Vieira Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade SEMA

    Auditório Mar

    CONVIVÊNCIA HARMONIOSA SOCIEDADE X NATUREZA

    15h

    Complexidade Ambiental

    Objetivo:  Abordar o tema meio ambiente relacionando-o com os diversos aspectos que levam ao diálogo de convivência harmoniosa sociedade natureza.

    Palestrante:  Ricardo Harduim  

    Instituição:  PRIMA - Mata Atlântica - RJ

    Auditório Sertão

    PAINEL DA COMPLEXIDADE AMBIENTAL

    Objetivo: Abordar o tema meio ambiente relacionando-o com os diversos aspectos que levam ao diálogo de convivência harmoniosa sociedade natureza

    Palestrante: Ricardo Harduim

    Instituição: Prima Mata Atlântica 

    18h

    Painel 1: Complexidade Ambiental na Cidades

    Objetivo:  Abordar a importância de incluir as cidades no centro das discussões ambientais uma vez que a tendência para as próximas décadas é de que mais de 70% da população mundial passe a habitar em áreas urbanas

    Palestrante: Márcio Rios 

    Instituição: Diretor da GBFor – Empresa criadora da metodologia para a Certificação Fator Verde de Fortaleza   

    Auditório Sertão

    18h20

    Painel 2: Complexidade na Gestão Ambiental Pública

    Objetivo: Apresentar os desafios enfrentados pela Gestão Pública para realização da gestão ambiental nas cidades 

    Palestrante: Régis Rafael Tavares da Silva

    Instituição: Superintendente  da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza - URBFor 

    Auditório Sertão

    18h40

    Painel 3: Complexidade na Gestão Ambiental Empresarial

    Objetivo: Apresentar as perspectivas de oportunidades e dificuldades na gestão ambiental empresarial

    Palestrante: Herbart dos Santos Melo 

    Instituição:  Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE CE

    Auditório Sertão

    19h

    Painel 4: Complexidade Ambiental e o Papel do Terceiro Setor

    Objetivo: Apresentar os caminhos percorridos pela sociedade civil na busca por respeito e priorização das questões ambientais

    Palestrante: Beatriz Araújo

    Instituição: VERDELUZ 

    Auditório Sertão

    19h20

    Painel 5: Complexidade na Educação Ambiental - A Hora da Ecoalfabetização

    Objetivo: Apresentar a ecoalfabetização como caminho para a construção de uma nova mentalidade sobre as questões ambientais  

    Palestrante: Magda Helena Maya

    Instituição: Diretora da Geoanalysis e autora do livro Sustentabilidade 4.0

    Auditório Sertão

    19h40

    Perguntas da Plateia

    20h

    Encerramento dos Trabalhos do Dia

    Auditório Sertão

  • DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2019 (TERÇA FEIRA)

    14h as 20h

    APRESENTAÇÕES DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS

    Mini estandes

    14h as 20h

    TRIBUNA LIVRE DA NATUREZA

    Palco Sustentabilidade

    VISÃO FUTURISTA INTERINSTITUCIONAL DA ÁGUA

    14h

    Licenciamento e Fiscalização: Preventivo, Educativo e Não Punitivo

    Objetivo: Aplicar adequadamente as leis das politicas de proteção ao meio ambiente para o uso dos recursos naturais.

    Palestrante: Gabriel Sobreira Lopes - Superintendente Substituto

    Instituição: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA 

    Auditório Mar

    15h

    Segurança de Barragens: Hídrica, Ambiental e Populacional do Entorno

    Objetivo: Garantir segurança e condições para manter a integridade estrutural, operacional e preservação da vida e do meio ambiente

    Palestrante: José Rosilônio Magalhães de Araújo

    Instituição: Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DNOCS

    Auditório Mar

    16h

    Produção Agricola no Semiarido: Paradigmas e Desafios para Obtenção de Riqueza com Muito Sol e Pouca Água

    Objetivo: Demonstrar que a competividade e sustentabilidade da produção agrícola no semi-árido esta intrinsecamente ligada ao uso racional da água.

    Palestrante: Dr. Gustavo Adolfo Saavedra Pinto – Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindustrial Tropical

    Instituição: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -  EMBRAPA

    Auditório Mar

    17h

    Agroecologia e Produção Orgânica em Assentamentos

    Objetivo:

    Palestrante: Francisco Clesson Dias Monte - Perito Federal Agrário do INCRA-CE

    Instituição: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA

    Auditório Mar

    MESA REDONDA

    18h as 20h

    Projeto Malha D´Água

    Objetivo: Distribuição de Água - Marco Lógico do Abastecimento Humano com Tratamento na Fonte

    Mediador: Thales de Queiroz Sampaio – Assessor DHT/CPRM – Serviço Geológico do Brasil

    Palestrante: Francisco José Coelho Teixeira – Secretário de Recursos Hídricos do Ceará - SRH 

    Debatedor 1:  Francisco de Assis Sousa Filho  – Universidade Federal do Ceará - UFC

    Debatedor 2:  Silvio Carlos Ribeiro  - Secretário-Executivo de Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho - SEDET

    Auditório Mar

    CONVIVÊNCIA HARMONIOSA SOCIEDADE X NATUREZA

    15h

    Sustentabilidade 4.0: O Novo Mindset do Desenvolvimento Sustentável

    Objetivo:  Apresentar uma abordagem diferenciada para a construção de um novo mindset sobre o Desenvolvimento Sustentável

    Palestrante: Magda Helena Maya

    Instituição: Diretora da Geoanalysis e autora do livro Sustentabilidade 4.0

    16h30

    Lançamento do Livro Sustentabilidade 4.0

    Auditório Sertão

    PAINEL DOS 4RS DA SUSTENTABILIDADE 4.0

    17h

    Painel 5 - Reconexão Pessoal – A Sustentabilidade na Vida Cotidiana de Cada Um

    Objetivo:  Apresentar o relato de quem adota as práticas sustentáveis no seu cotidiano

    Palestrante: Tuty Osório 

    Instituição: Sociedade Civil 

    Auditório Sertão

    17h30

    Painel 6 - Remodelagem Empresarial - A Sustentabilidade na Prática da Iniciativa Privada

    Objetivo: Apresentar um case de empresa que aborda a sustentabilidade como fator primordial de seu negócio

    Palestrante: Marcelo Vieira

    Instituição: Idealizador e Proprietário da Imagine Açaí

    Auditório Sertão

    18h

    Painel 7 - Representatividade Institucional – O Papel do Estado na Sustentabilidade

    Objetivo: Trazer uma abordagem humanizada a respeito da atuação das pessoas que trabalham nos órgãos ambientais

    Palestrante: Virginia Adélia Rodrigues Carvalho 

    Instituição: Superintendente Adjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE 

    Auditório Sertão

    18h30

    Painel 8 - Regulação Legal – O Ordenamento Jurídico para além do Antropocentrismo

    Objetivo:  Apresentar uma abordagem ECO a respeito da legislação ambiental

    Palestrante: Germana de Oliveira Moraes

    Instituição:  PACHAMAMA

    Auditório Sertão

    19h

    Perguntas da Platéia

  • DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2019 (QUARTA FEIRA)

    8h30 as 11h

    CARBONO ZERO

    Neutralização das emissões de gazes de efeito estufa realizado pela OSCIP PRIMA MATA ATLÂNTICA E SUSTENTABILIDADE com o plantio em mutirão de mudas de árvores nativas / frutíferas na área de preservação ambiental do Parque Guararapes na cidade de Fortaleza, com o apoio  de participação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFor.

    8h30 - Boas Vindas - Clodionor Carvalho de Araújo - Coordenador do o2 / IHAB

    Local - Parque Guararapes - Rua Jornalista César Magalhães, 741 - Patriolino Ribeiro   

    Contextualização: 

    Plantio de mudas 

    Carbono Zero - Ricardo Harduim - Prima Mata Atlântica - Niteroí RJ

    9h - Plantio de mudas de plantas nativas para compensação de carbono do o2 

    11h - Encerramento 

    14h as 20h

    APRESENTAÇÕES DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS

    Mini estandes

    14h as 20h

    TRIBUNA LIVRE DA NATUREZA

    Palco Sustentabilidade

    VISÃO FUTURISTA INTERINSTITUCIONAL DA ÁGUA

    14h

    Ceará 2050 – Segurança Hídrica

    Objetivo: Estratégia, responsabilidade, compromisso e ações do Governo para o abastecimento do Estado do Ceará. 

    Palestrante: Antônio Nunes de Miranda – Comitê de Coordenação

    Instituição: Governo do Estado do Ceará

    Auditório Mar

    15h

    Regulação e Cumprimento Normativos para Acesso dos Recursos Hídricos

    Objetivo:

    Palestrante: Oscar de Moraes Cordeiro Neto 

    Instituição: Diretor de Regulação da Agência Nacional de Águas - ANA  

    Auditório Mar

    16h

    Ações de Saneamento e Saúde Ambiental

    Objetivo: Colaborar na diminuição dos riscos ambientais à saúde coletiva e pesquisa como formulação das políticas de saúde

    Palestrante: Petrônio Ferreira Soares – Divisão de Engenharia de Saúde Pública

    Instituição: Fundação Nacional de Saúde - FUNASA

    Auditório Mar

    CONVIVÊNCIA HARMONIOSA SOCIEDADE X NATUREZA

    14h

    Reusos da Água como Fontes Alternativas de Abastecimento - Presente e Perspectivas de Futuro

    Objetivo: Iniciativas que contribuem efetivamente para sanar a escassez hídrica hoje e no futuro para o desenvolvimento e segurança industrial

    Palestrante: Silvano Pereira  

    Instituição: Gerente de Inovação da CAGECE

    Auditório Sertão

    15h

    Biodiversidade na Serra de Baturité

    Objetivo: Demonstrar os impactos sofridos pela degradação

    Palestrante: Roberto Otoch 

    Instituição: Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social do Ceará - INDASCE

    Auditório Sertão

    16h

    Educação Ambiental e Água

    Objetivo: Demonstrar ações de convivência para a preservação do litoral cearense  

    Palestrante: Joacy Araújo de Oliveira

    Instituição:  Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social do Ceará - INDASCE 


    Auditório Sertão

    FÓRUM DE LÍDERES INTERCONTINENTAIS

    17h as 19h

    Cenários Futuros para a Segurança Hídrica do Brasil e o Bem Estar à 2030 e 2050

    Objetivo: Apresentar e dialogar com os participantes o resultado de analises, estudos,  pesquisas, avaliações e recomendações de técnicos cientistas e pesquisadores de universidades e instituições hidrometeorológicos intercontinentais dos três setores públicos, privadas e da sociedade civil.

    Líder 1: Coordenador Alberto J. Palombo - Inter-American Water Resources Network (IWRN), Secretário Executivo da Rede  Interamericana de Recursos Hídricos - (RIRH) – Venezuela

    Líder 2: Oscar de Moraes Cordeiro Neto - Diretor de Regulação da Agência Nacional de Águas - ANA 

    Líder 3: Eudoro Walter de Santana - Superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza - Iplanfor


    Auditório Mar

    19h

    PERGUNTAS E RESPOSTAS COM INTERVENÇÃO DA PLATEIA

    Moderadora Maria do Carmo Zinato -  Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos - IBEASA

    Coordenador e os líderes intercontinentais responderão perguntas e comentários da platéia, entusiasmados pelo Moderador.

    20h

    Leitura da Carta de Fortaleza o2019 - Encerramento

    Auditório Mar

    14h

    Educação Ambiental no Reconhecimento e Valorização da Fauna Terrestre

    Objetivo: Apresentar o projeto voltado à preservação e resgate dos valores da fauna da Caatinga.

    Palestrante: Maria José Colaço Rocha

    Instituição: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

    14h

    A formulação da Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo

    Objetivo: Expor o processo de construção da política nacional do MIF e os conceitos envolvidos.

    Palestrante: Jorge Luís Veras Santos

    Instituição: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

  • Nenhum registro encontrado

Palestrantes

ANGELO JOSE NEGUEIROS GUERRA

ANTONIO NUNES MIRANDA

O Eng. Antonio Miranda, PhD em Engenharia Civil pela CSU (USA) e Professor Titular de Mecânica dos Solos (UFC), é membro da Academia Cearense de Engenharia, Consultor em Geotecnia e Segurança de Barragens. Atualmente, participa como Coordenador do Plano Estratégico Ceará 2050 e preside o Conselho de Curadores da UFC.

BEATRIZ AZEVEDO DE ARAUJO

Advogada, formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico pela PUC Minas. Fundadora do Instituto Verdeluz, organização da sociedade civil que promove a reconexão das pessoas com a Natureza, por meio da educação, ativismo e conservação socioambientais na cidade de Fortaleza. Alumni dos seguintes programas: Mitacs do Governo Canadense, Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundación Botín, e Iniciativa Jovens Líderes das Américas do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

FCO CLESSON DIAS MONTE

Engenheiro Agrônomo pela UFC, Perito Federal Agrário do Incra, Mestre e Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Atua na área de gestão pública, planejamento e políticas públicas, na reforma agrária, no desenvolvimento territorial e na assessoria aos assentamentos rurais e na agricultura familiar. 

FCO JOSE COELHO TEIXEIRA

GERMANA MORAES

Magda Helena Maya

GEÓGRAFA, DRA. EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE.FUNDADORA DA GEOANALYSIS.POSSUI EXPERIÊNCIA EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL TENDO PARTICIPANDO DE PROJETOS COMO O FORTALEZA 2040 E O CEARÁ 2050 DENTRE OUTROS. AUTORA DO LIVRO SUSTENTABILIDADE 4.0 E ARTICULISTA DO JORNAL O ESTADO, SUA ATUAÇÃO É VOLTADA PARA INOVAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE, TENDO AINDA FORTE PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS ONDE ATUA COMO EDUCADORA AMBIENTAL, INCLUSIVE POR MEIO DAS ARTES.

MARCELO VIEIRA

TUTY OSàRIO

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa.

Virginia Carvalho

Envio de Trabalhos

PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS

Normas e Prazos

Trata sobre apresentações de experiências de pessoas físicas ou jurídicas (governamentais, privadas e não governamentais) que estão contribuindo para a qualidade de vida, positivamente trazendo benefícios ao meio ambiente, constituindo-se em exemplos de soluções exitosas a serem seguidas de melhores práticas em gestão ambiental, inovação tecnológica, produção limpa e uso racional de recursos naturais.

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO


I - PAINÉIS - Para facilitar maior contato pessoal entre o autor e interessado.

Exposições em mini-estandes de 6 m(3x2) com equipamento necessário para apresentação

(TV e Computador)

FORMATO

Período: 3 dias (18 a 20/11/19) - segunda a quarta-feira

Duração: 6 horas/sessão

Horário: 14 às 20h

           

II – MINI ESTANDES  

Medidas: 2m x 3m, totalizando 6m²


III -TEMAS GERAIS

Água

Segurança Alimentar

Sistema de Georreferenciamento Aplicado - SIG à Análise Ambiental

Biodiversidade

Biotecnologia / Produção Limpa

Cidades Sustentáveis

Educação Ambiental / Ecoalfabetização

Energia Renovável 

Geodiversidade e Riscos

Gerenciamento Costeiro

Relação Sociedade e Natureza

Recuperação de Áreas Degradadas

Economia Circular

Uso e Ocupação dos Territórios

Turismo Sustentável

Outros


IV - ENVIO DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS – NORMAS/ PRAZO

Está disponibilizado no site www.ihab.org.br/o2019 um sistema que permitirá a submissão e o acompanhamento dos projetos.

Não é necessário fazer um cadastro para projetos e outro para inscrições no O2. Usar o mesmo.   

Não serão aceitos projetos enviados via correio. Utilize somente o formulário eletrônico.    

Os projetos deverão ser cadastrados no sistema até o dia 31 de outubro de 2019.    

É obrigatória a indicação do tema geral e a forma de apresentação em PAINEL.     

Cada autor poderá enviar somente um projeto para análise do Comitê Técnico-Científico.    

Os projetos que estiverem fora das normas, ou chegarem após a data limite, não serão analisados pelo Comitê Técnico-Científico, sendo automaticamente recusados.

Os  autores serão comunicados sobre a aceitação do projeto até o dia 8 de novembro de 2019.    

O autor que tiver projeto aprovado para o O2019 deverá, obrigatoriamente, estar inscrito até 31 de outubro de 2019, caso contrário será considerado como desistente e o projeto será desconsiderado. 


SOBRE RESUMO DO PROJETO

Inscrição aberta para submissão. A análise e seleção realizada pelo resumo - objetivo e conteúdo, terá início logo após a submissão no sistema e informado ao autor / empreendedor na maior brevidade possível. 

Deverá ser preenchido com os campos abaixo: 

          - e-mail e whatsApp para resposta

          - autor(es) até 5 e apresentador   

          - título e resumo com, no máximo, 3000 caracteres (letras) 

            - tema geral

          - forma de apresentação – PAINEL

          - 2 a 5 palavras-chave


SOBRE PROJETO COMPLETO 

A análise e seleção realizada logo após a submissão no sistema e informado ao autor / empreendedor na maior brevidade possível. 

Inscrição aberta para submissão, o autor deverá enviar o projeto com as seguintes especificações:

Formato: Artigo Científico

Fonte: Arial 12 (Pode conter gráficos, tabelas e fotos)

Espaçamento: 1,5

Parágrafo: 1cm (5 caracteres)

Página: tamanho A4 (210 x 297 mm)

Margens: superior 2 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm

Arquivo: PDF

Os Trabalhos apresentados serão disponibilizados no site do evento. 


VAGAS LIMITADAS



VALORES DE INSCRIÇÕES ESPECÍFICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

MODALIDADE

ATÉ 30/9/2019

(R$) [ ESGOTADO ]

ATÉ 30/10/2019

(R$)

A PARTIR DE 1/11/2019

Pessoa Física - Individual

160,00 [ ESGOTADO ]

180,00

200,00

Membro de ONGs

120,00 [ ESGOTADO ]

135,00

150,00

Estudante (não graduado)

80,00 [ ESGOTADO ]

90,00

100,00

Visitante

Livre - aberta ao público


As inscrições deverão ser feitas preferencialmente pela internet ou através de depósito a favor do IHAB/O2 no Banco do Brasil, agência 8076-4, na conta corrente 20765-9. Após o depósito deverá ser enviado o comprovante e a ficha de inscrição devidamente preenchida para o IHAB através do e-mail ihab@ihab.org.br. Em casos especiais na sede do IHAB, localizada na Rua Ildefonso Albano, 820 – Meireles – Fortaleza -CE.

Ordens de empenho somente serão consideradas quando enviados até 14 de novembro de 2019.

Somente serão cobrados valores de inscrições para os participantes que irão apresentar Projetos Inovadores e Soluções Exitosas para cobrir os custos da estrutura oferecida.

Cancelamentos somente serão aceitos se solicitados pelo e-mail ihab@ihab.org.br até 30 de setembro de 2019. Estes receberão reembolso de 50% do valor pago.

ENVIO DE TRABALHOS CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES PARTICIPANTE

Inscrições gratuitas e obrigatórias para a participação das palestras.

Para assistir as palestras e receber certificado é necessário que o participante esteja devidamente credenciado através do preenchimento da ficha de inscrição.


INSCRIÇÕES PARTICIPANTE - CLIQUE AQUI


PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS


Normas e Prazos


Trata sobre apresentações de experiências de pessoas físicas ou jurídicas (governamentais, privadas e não governamentais) que estão contribuindo para a qualidade de vida, positivamente trazendo benefícios ao meio ambiente, constituindo-se em exemplos de soluções exitosas a serem seguidas de melhores práticas em gestão ambiental, inovação tecnológica, produção limpa e uso racional de recursos naturais. 


FORMA DE APRESENTAÇÃO


I - PAINÉIS - Para facilitar maior contato pessoal entre o autor e interessado.


Exposições em mini-estandes de 6 m2(3x2) com equipamento necessário para apresentação

(TV e Computador)

FORMATO

Período: 3 dias (18 a 20/11/19) - segunda a quarta-feira

Duração: 2 horas/sessão

Horário: 14 às 20h


II – MINI ESTANDES


PISO: natural

PAREDES em painel TS formicalizado na cor branca. Com estrutura em perfis de alumínio anodizado medindo 2,20 x 1,00.

TETO vazado.

FRENTE em travessa de alumínio com testeira de 0,98 x 0,27 com o tema e nome do apresentador aplicado em adesivo de recorte preto em letras helvéticas.

ELÉTRICA uma tomada monofásica simples na corrente de 2,20v, quadro spots de alumínio articuláveis equipados com lâmpadas de 10w. Rede elétrica em fio paralelo 2,55mm e um disjuntor automático para cada 40m.


III -TEMAS GERAIS


  • Água
  • Segurança Alimentar
  • Sistema de Georreferenciamento Aplicado - SIG à Análise Ambiental
  • Biodiversidade
  • Biotecnologia / Produção Limpa
  • Cidades Sustentáveis
  • Educação Ambiental / Ecoalfabetização
  • Energia Renovável
  • Geodiversidade e Riscos
  • Gerenciamento Costeiro
  • Relação Sociedade e Natureza
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Economia Circular
  • Uso e Ocupação dos Territórios
  • Outros

IV - ENVIO DE PROJETOS INOVADORES E SOLUÇÕES EXITOSAS – NORMAS/ PRAZO


Está disponibilizado no site www.ihab.org.br um sistema que permitirá a submissão e o acompanhamento dos projetos.

  • Não é necessário fazer um cadastro para projetos e outro para inscrições no O2. Usar o mesmo.
  • Não serão aceitos projetos enviados via correio. Utilize somente o formulário eletrônico.
  • Os projetos deverão ser cadastrados no sistema até o dia 15 de outubro de 2019.
  • É obrigatória a indicação do tema geral e a forma de apresentação em PAINEL.
  • Cada autor poderá enviar somente um projeto para análise do Comitê Técnico-Científico.
  • Os projetos que estiverem fora das normas, ou chegarem após a data limite, não serão analisados pelo Comitê Técnico-Científico, sendo automaticamente recusados.
  • Os autores serão comunicados sobre a aceitação do projeto até o dia 25 de outubro de 2019.
  • O autor que tiver projeto aprovado para o O2019deverá, obrigatoriamente, estar inscrito até 31 de outubro de 2019, caso contrário será considerado como desistente e o projeto será desconsiderado. 

SOBRE RESUMO DO PROJETO


Inscrição aberta para submissão. A análise e seleção realizada pelo resumo - objetivo e conteúdo, terá início logo após a submissão no sistema e informado ao autor / empreendedor na maior brevidade possível. Deverá ser preenchido com os campos abaixo:


- e-mail e whatsApp para resposta
- autor(es) até 5 e apresentador
- título e resumo com, no máximo, 3000 caracteres (letras)
- tema geral
- forma de apresentação – PAINEL
- 2 a 5 palavras-chave


SOBRE PROJETO COMPLETO


A análise e seleção realizada logo após a submissão no sistema e informado ao autor / empreendedor na maior brevidade possível.

Inscrição aberta para submissão, o autor deverá enviar o projeto com as seguintes especificações:

  • Formato: Artigo Científico
  • Fonte: Arial 12 (Pode conter gráficos, tabelas e fotos)
  • Espaçamento: 1,5
  • Parágrafo: 1cm (5 caracteres)
  • Página: tamanho A4 (210 x 297 mm)
  • Margens: superior 2 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm
  • Arquivo: PDF
  • Os Trabalhos apresentados serão disponibilizados no site do IHAB
VAGAS LIMITADAS

EDIÇÕES ANTERIORES

Patrocinadores

Foram consideradas instituições com participação permanente ou temporária nos programas básicos de atuação do instituto, que são:

Shopping RioMar

Fácil acesso, amplo estacionamento, incomparável conforto, excelência no atendimento e grandes marcas comprovam o que o Shopping oferece de melhor: momentos inesquecíveis.

24+
mini standes para artesanato
08+
salas com capacidade para 60 pessoas
6670+
Vagas de Estacionamento: 6.670, sendo 5.300 cobertas

Estrutura Geral a Ser Utilizada para o Evento

  • Espaço para Exposições com 1.300m²
  • 2 Palcos para Apresentações de Palestras, com capacidade para até 400 Pessoas cada
  • Secretaria com 7 Check outs
  • Estandes para Apresentações de Casos Exitosos
  • Sala VIP
  • Sala para reuniões Diálogo Internacional
  • Sala para Imprensa

Hotéis

EM BREVE

Contato

RESULT PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

(85) 98893.8955
(85) 2180.0595

marketing@resultonline.com.br
result@resultonline.com.br